Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Tudo sobre a 2ª fase de Direito Empresarial

O professor Francisco Penante comenta o método de estudo para a prova subjetiva, assuntos recorrentes e benefícios de se preparar com o curso do CERS

Publicado por Portal Exame de Ordem
há 9 anos

Todo bacharel em Direito busca uma preparação intensa, de qualidade e objetiva para a 2ª fase do Exame de Ordem. Imagina se o seu professor vai além e antecipa sistematicamente os conteúdos cobrados nas provas da sua disciplina? O sonho se tornou realidade para todos os examinandos que se preparam com o curso de 2ª fase de Direito Empresarial do CERS, ministrado pelo professor Francisco Penante.

De acordo com Penante, o objetivo do curso é o aluno abrir o caderno de prova e encontrar uma situação similar à já trabalhada nas aulas. Tal cenário representa um tremendo reforço em sua confiança no momento decisivo. Mas, atingir essa meta a cada nova prova depende de um processo árduo que envolve estudos aprofundados de uma equipe, a qual se esforça para oferecer os conteúdos essenciais para a prova. O professor ainda comenta que é verdadeiramente recompensador, depois de tantas provas, ter a sensação de dever cumprido.

O reflexo do trabalho do professor e de sua equipe ficou claro na última edição do Exame de Ordem. Na 2ª fase da OAB XVI, foi Francisco Penante quem primeiro identificou o problema do valor do salário mínimo antes mesmo de sair o gabarito oficial, vindo a forçar a mudança do padrão.

“Em todas as edições da prova, jamais caiu uma peça que não tenha sido tocada em nosso curso. Temos tudo registrado em nosso site (www.franciscopenante.com.br)”, afirmou. O professor ainda elencou os temas das peças de Empresarial dos últimos cinco certames:

XII - Inicial de Dissolução de Sociedade: Super Simulado 3, na véspera da prova.

XIII - Contestação: aulas 13 e 14.

XIV - Inicial de Execução: Super Simulado 1, às vésperas da prova e aula 13.

XV - Inicial de Prestação de Contas: aulas 7 e 8.

XVI - inicial de Falência: Super Simulado 3 e Último Treino, na antevéspera da prova.

Sobre a banca organizadora

Após a identificação de outros erros nas provas de Empresarial, a banca foi reformulada. Ativa desde o XV Exame, a banca atual tem aplicado provas rigorosamente no mesmo nível das demais disciplinas. O índice de aprovação na 2ª fase de Empresarial vive curva ascendente e a banca tem a missão de desfazer a má impressão deixada por sua antecessora. Penante comentou que, até a véspera do prazo final para interposição de recursos (2ª fase XVI Exame), havia recebido apenas 23 recursos para revisar (o professor ajuda os examinandos não aprovados revisando seus recursos), dos quais apenas seis eram de alunos nossos. “Esse é um dado muito expressivo, considerando que contamos com o curso com a maior quantidade de alunos de todo o Brasil, com milhares de alunos espalhados por todas as regiões”, disse.

Sobre a disciplina

Desmistificando o que muitos dizem sobre a disciplina, o professor explica que Direito Empresarial apresenta temas centrais e a prova não pode fugir deles. Quase como regra, entre as quatro discursivas, sabe-se que haverá a cobrança dos seguintes assuntos:

Direito societário

Direito falimentar

Títulos de crédito (a exemplo do cheque)

Institutos complementares (como o estabelecimento empresarial, a marca ou mesmo um contrato)

Quanto à peça, em 90% das oportunidades, temos uma inicial. Há, portanto, considerável grau de previsibilidade, o que ajuda muitos os alunos. Além disso, é desnecessária qualquer experiência prática na matéria. O Direito Empresarial é uma disciplina lógica.

Nas aulas da repescagem toda a equipe busca trabalhar temas escondidos. Peças que não foram contempladas pelos principais livros de prática disponíveis no mercado. Segundo o professor, “é onde saímos do básico, na tentativa de evitar surpresas e oferecendo informações complementares àquele grupo de alunos que já tem uma experiência prévia de preparação na disciplina. Naturalmente, as demais aulas do curso (todas) também ficarão disponíveis para eles”.

Esforço que recompensa

De acordo com Penante, o que está em jogo é o futuro de milhares de pessoas de todas as partes do Brasil. Jovens sonhando com sua independência financeira, pessoas maduras que resolveram mudar de profissão, e até mesmo idosos. Homens, mulheres, pais, mães, filhos e, muitas vezes, sem dinheiro ou apoio da família. “Diante de um cenário como esse, preciso oferecer o meu melhor. A cobrança dos meus alunos jamais será maior que a minha própria cobrança em relação ao meu trabalho”, concluiu.

Você pode se interessar pelo seguinte conteúdo:

CURSOS PARA 2ª FASE DO XVII EXAME DE ORDEM

  • Sobre o autortudo sobre a prova da OAB.
  • Publicações59
  • Seguidores676
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3140
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tudo-sobre-a-2-fase-de-direito-empresarial/208118169

Informações relacionadas

Petição Inicial - TJSP - Ação de Consignação de Entrega de Chaves - Consignação em Pagamento

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 9 anos

OAB anula 2 questões e solta lista de aprovados para a 2ª fase do XV Exame

Rafael Garda, Advogado
Artigoshá 4 anos

Contestação ao pedido de falência

Jonatas Roberto Cabral da Silva, Bacharel em Direito
Modeloshá 3 anos

Modelo XV Exame de Ordem Unificado - 2ª Fase OAB Constitucional - Mandado de Segurança

Quem é o administrador judicial na recuperação e falência?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)