Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

XIV Exame da Ordem Unificado: Recurso para questão 11 da prova amarela

O professor Bernardo Montalvão disponibilizou material auxiliar para elaboração de recurso contestando questão de Filosofia do Direito

Publicado por Portal Exame de Ordem
há 10 anos

QUESTIONANDO O GABARITO DA FGV - LETRA B.

XIV EOU Recurso para questo 11 da prova amarela

Nos Princípios da Moral e da Legislação, sua principal obra do ponto de vista propriamente filosófico, Bentham estuda pormenorizadamente a aplicação do princípio de utilidade como fundamento da conduta individual e social. O princípio da utilidade não é orientado pelo interesse das pessoas que estão em jogo em uma situação, mas, sim, pelos interesses da coletividade, do bem comum. O princípio da utilidade pretende superar qualquer explicação com base no direito natural. Por fim, segundo este princípio, a felicidade é o bem maior a ser protegido.

Portanto, segundo o princípio da utilidade a ação deve ser aprovada se ela produz a felicidade das pessoas em geral. Ou seja, a felicidade da qual fala Bentham não se limita às pessoas que estão em jogo, mas, sim, a toda coletividade, ao bem comum. Bentham, não sustenta uma felicidade egoísta, mas uma felicidade da comunidade. Por isso, o que diz o princípio, como assinala Arthur Kaufmann, é que "a maior felicidade do maior número", e não, como sugere a questão, que seja a felicidade das pessoas cujos interesses estão em jogo.

O que o princípio da utilidade pretende ensejar é que a moral e a lei sejam obedecidas porque elas são úteis à coexistência humana. Ou seja, o respeito às normas morais e as leis, antes de mais nada, asseguram a coexistência humana e, ao fazê-lo, propiciam a felicidade para toda coletividade, e não para um grupo.

Você também pode se interessar pelo seguinte conteúdo:

CURSOS PARA OAB 2ª FASE

  • Sobre o autortudo sobre a prova da OAB.
  • Publicações59
  • Seguidores676
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações317
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/xiv-exame-da-ordem-unificado-recurso-para-questao-11-da-prova-amarela/130933472

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)