Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Minha primeira vez na OAB

Confira os melhores conselhos de quem já fez a prova

Publicado por Portal Exame de Ordem
há 7 anos

A primeira fase do XXIV Exame da Ordem será realizada no dia 19 de Novembro. Se já te bateu o nervosismo só de pensar na sua primeira vez na OAB, é bom se acalmar. É que o lado emocional do estudante pode interferir diretamente no resultado da prova. Depois de toda a sua dedicação, você não vai querer por tudo a perder, não é mesmo?

Para te ajudar a manter o equilíbrio durante a sua preparação e também no dia da prova, reunimos alguns professores para te contar um pouco da experiência deles. Você vai perceber que não precisa se desesperar. Seguindo um bom plano de estudos, o segredo é confiar em você!

CONFIRA OS MELHORES CONSELHOS PARA A SUA PRIMEIRA VEZ NA OAB:

A professora Ana Cristina conta que fez um dos primeiros anos da OAB e os estudantes adoravam o Exame. Entretanto, a avaliação tinha o formato oral. Uma curiosidade sobre a época, é que se permitia a consulta de materiais logo na primeira fase. Mas para a professora, isso acabava não sendo vantajoso. Sabe por quê?

Porque não adiantava apostar todas as fichas nos materiais. A professora Flavia Bahia, por exemplo, confessou já ter levado uma verdadeira mala de livros. Em sua visão, isso foi uma má ideia. Assim como ela, muita gente acabava perdendo a noção da hora na procura de textos em uma pilha extensa de livros.

Para evitar a confusão, ela reflete que, agora, como os bacharéis já sabem que precisam realmente estudar e se preparar, o tempo já não parece tão curto quanto antes. “Acho melhor você fazer uma consulta tão somente à lei seca”, opina. Pelo treinamento em questões de outras edições, simulados e outros esquemas de estudo, você já conseguirá identificar facilmente o que a prova quer. Além disso, Flavia faz uma ressalva: “A prova não mede a inteligência de ninguém. Então, cuidado com o peso nos ombros”, alerta.

É por isso mesmo que, se por acaso, você não conseguir atingir a média necessária, não precisa se desesperar, tá? O professor Paulo Machado conta que não passou de primeira e que não importa quantas vezes você tenha que tentar. O importante é passar. É conquistar a sua tão desejada carteirinha vermelha!

Para que você possa ser mais assertivo em todas as etapas, ele dá a dica já para a segunda fase. “O ideal é que você realmente separe um tempo de estudo, escolha o melhor curso preparatório e a sua matéria do coração. Essas dicas serviram para mim e podem servir para você também”.

Agora que você já conferiu o conselho dos professores e descobriu o segredo da conquista, basta saber como otimizar os seus estudos e acalmar o coração. Mantenha o pensamento positivo e confie em si!

CONFIRA, NA ÍNTEGRA, A NOSSA ENTREVISTA COM OS PROFESSORES NO VÍDEO ABAIXO:

  • Sobre o autortudo sobre a prova da OAB.
  • Publicações59
  • Seguidores676
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações256
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/minha-primeira-vez-na-oab/502564117

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)