Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

XXV Exame de Ordem já está pronto!

Expectativa é de que documento seja lançado até o dia 30 de janeiro de 2018

Publicado por Portal Exame de Ordem
há 6 anos

A Ordem dos Advogados do Brasil deve divulgar no início de 2018 o Edital do XXV Exame de Ordem Unificado. A expectativa é de que o documento seja lançado até o dia 30 de janeiro com todas as diretrizes da próxima proba elaborada pela FGV. Para aqueles que vão enfrentar certame, seja saindo da faculdade ou porque ainda não conseguiu a aprovação, é hora de ficar ligado. Se tudo sair como foi planejado pela Ordem, em parceria com a Banca, a 1º deve ocorrer na primeira semana de abril. Se comprarmos o Exame com uma grande obra, podemos dizer que a construção está pronta para ser inaugurada.

POSSÍVEIS MUDANÇAS NA PROVA

É muito tímida a possibilidade de que haja mudanças significativas na próxima prova da OAB. Qualquer mudança no Exame passa pela Comissão Nacional da Prova e pelo Colégio de Presidentes da OAB. Pelo que apuramos, a relação da entidade com a FGV é extremamente estreita e confiável. Sendo assim, a Ordem demonstra uma grande satisfação com os serviços prestados pela Banca organizadora de sua Prova. Em termos de aplicação do certame, nenhuma mudança deve ser percebida.

INCLUSÃO DE NOVAS DISCIPLINAS

Este é um assunto que faz o coração dos oabeiros palpitar e bater ainda mais acelerado. Em meados de 2017 conversamos diretamente com o Presidente da Comissão Nacional do Exame de Ordem, Dr. Rogério Varela. Ele confirmou que a Ordem pretende no futuro avaliar a possibilidade da inclusão de novas disciplinas no Exame. Fala-se muito em disciplinas como Direito Previdenciário, Sociologia Jurídica, Informática Jurídica, Arbitragem, etc. Mas tudo ainda não passa de especulação e nesse campo nós do Portal NÃO atuamos.

CALENDÁRIO E EDITAL

O Edital é sempre tema de muitas polêmicas no Exame de Ordem. Em termos gerais o documento dá um norte bacana ao oabeiro e é bastante claro e temas pertinentes. Mas ainda é impreciso em pontos chaves como o uso do Vade Mecum, remissões e anotações. Parece que tudo isso varia muito dependendo de onde seja aplicada a Prova. O que chega a ser um disparate e certamente será corrigido pela OAB. Quanto a calendário, a 1ª Fase do XXV Exame será em abril e a etapa final no últimos dias de maio de 2017.

  • Sobre o autortudo sobre a prova da OAB.
  • Publicações59
  • Seguidores676
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1716
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/xxv-exame-de-ordem-ja-esta-pronto/533809632

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Os exames da OAB seguem polêmicos como sempre ! continuar lendo

O exame da OAB não procura selecionar bons Advogados, e sim arrecadar milhões de reais em cada exame. Tomei conhecimento de que a cada exame se arrecada mais de 80 milhões de reais em todo
país, ora para onde vai esse dinheiro? imagine o quanto se arrecada com as anuidades e dos três exames
que são feitos anuais, sem contar com as dispensas de salários que não são pagos devidos os serviços
voluntários e a isenção de impostos? é preciso que haja uma intervenção na OAB, pergunto a todos vocês
que operam o Direito, onde seria a competência para a devida demanda? sem represália e ameaça de
punição ou advertência.O EOAB nada consta sobre intervenção e a quem deve demandar, seria o Ministro Gilmar Mendes? continuar lendo

Só estar faltando uma intervenção na OAB, pois todos seguimentos estão passíveis de propinas e maracutaias. Vejo que onde corre tanto dinheiro com tantas prerrogativas de defesa, é lugar propício
para se estabelecer conluios e mais conluios.
Segue minha alerta. continuar lendo